Importação de Nota Fiscal via Manifesto

Importação de NF via Manifesto


A importação via manifesto é, na verdade, um processo de integração entre o sistema da Receita Federal (ou da SEFaz, dependendo do estado) e o Gerencial para importar dados fiscais, como notas fiscais eletrônicas (NF-e). 

Como funciona a importação via manifesto, na prática?


Geração e Envio do Manifesto:

  • Quando ocorre uma transação (por exemplo, uma compra de mercadorias), o fornecedor gera um manifesto eletrônico. 
  • O manifesto é um documento que lista todas as NF-e ou outros documentos fiscais relacionados a uma operação específica, permitindo que o sistema fiscal centralize essas informações.

Autorização pela Receita Federal:

  • O manifesto é enviado para a Receita Federal (ou SEFaz) para validação. A Receita verifica se as notas fiscais e os dados associados estão corretos, como o CNPJ, a natureza da operação, impostos, valores, etc.
  • Após a validação, a Receita Federal retorna um protocolo de autorização, que confirma que as notas fiscais foram autorizadas e estão em conformidade com a legislação.

Importação para o Sistema da Empresa:

  • Uma vez que o manifesto e as notas fiscais são validados pela Receita Federal, o Gerencial poderá importar  essas informações.
  • Essa importação é feita por meio de uma integração entre o sistema  e o sistema da Receita Federal (ou SEFaz), no qual os dados do manifesto e das notas fiscais são transferidos e registrados diretamente no Gerencial.




Como Importar uma Nota Fiscal via Manifesto

Acesse o menu de Compras do Gerencial e clique em "Importar NF via Manifesto".

Visualização das Notas Fiscais: você verá uma lista com todas as Notas Fiscais emitidas contra o CNPJ da loja dentro de um período de 10 dias.

Para as notas aparecerem a loja precisa ter certificado válido.

 Importante: Após esse período de 10 dias, a Nota Fiscal não poderá mais ser importada via manifesto.

 O botão "Ignorar Nota" serve para quando você já importou a nota por outro meio ou não precisa importá-la. Ao clicar nele, a nota recebe um aviso de "Ignorado", ajudando a diferenciar das que ainda precisam ser importadas.


Clique em Importar Nota para iniciar o processo de importação. 





A natureza da NF é fundamental para manter a conformidade fiscal, garantir a correta tributação e facilitar a gestão e o controle financeiro da empresa. Por isso, o sistema emite este aviso que fornecido pela SEFAZ. 



Visualizar os itens da NF:
Após o carregamento do XML, todos os itens da NF aparecerão na tela. Se for a primeira vez que você está importando esse produto para o sistema, será necessário associá-lo corretamente. Para isso, você terá duas opções:

Novo Item:
Se o produto não existe no sistema, clique em "Novo Item". Isso irá levá-lo para a tela de criação de um novo produto, onde você deverá preencher os dados conforme a imagem abaixo.

Localizar Item:
Se o produto já existe no sistema, basta associá-lo ao item importado, selecionando o item correspondente.





É importante prestar atenção nos detalhes de cada campo durante a importação. As informações que você preencher aqui serão utilizadas para gerar relatórios de estoque, contas a pagar, entre outros.


Se o produto já estiver associado ao fornecedor, basta confirmar os dados e clicar no botão 'Confirmar'. Caso você não deseje importar este item, clique em 'Excluir' para removê-lo. 


Divergências de produtos na importação de NF


Calcular por quantidade x Calcular por percentual



Após identificar os itens, você será direcionado para a tela de confirmação da NF e poderá finalizar o processo de importação.


Para continuar com a importação, clique em 'Avançar' no canto inferior esquerdo.

Na tela de conferência de dados, você precisará preencher as seguintes informações:

Loja: Selecione a loja correspondente.

Data de Entrada no Estoque: Informe a data em que as mercadorias devem entrar no estoque. Se for uma data retroativa, as quantidades de produto serão ajustadas até a data mais recente.

Descrição: Você pode alterar a descrição do produto, se necessário.

Data do Primeiro Pagamento: Insira a data do primeiro pagamento.

Número de Parcelas: Caso o pagamento seja parcelado, informe o número de parcelas. Se for mais de uma, o sistema abrirá campos adicionais para você preencher a data e o valor de cada parcela.

Clique em Salvar Importação para finalizar. 




Atualizado em 18/03/2025
Este artigo foi útil?  
Agradecemos sua avaliação.