Este glossário refere-se à lista de termos controlados que podem ser encontrados na base de conhecimento. Além disso, você encontrará também estes termos durante a utilização do sistema.
A
Adquirente: empresas que oferecem a máquina de cartão, para que você possa receber dos clientes que usam cartão de crédito e de débito. Exemplos de adquirentes: pagseguro e cielo.
B
C
Caixa Cego: caso esta opção esteja habilitada no PDV servidor, ao fechar o caixa não será possível visualizar os valores computados, ou seja, o operador precisará informar conforme o valor físico da gaveta (dinheiro) e comprovantes impressos pelas máquinas de cartão.
Call Center: tela que permite o cadastro de pedidos fora do PDV. Nesta tela os atendentes poderão cadastrar os pedidos e eles serão recebidos pela equipe do restaurante para preparação no PDV. Recurso muito utilizado em modelos Dark Kitchen.
Canal de vendas: lugares em que os produtos são vendidos. Canais de venda englobam as integrações, balcão e tele entrega.
Categoria Financeira: categorias para organização do DRE.
Categoria de estoque: categorias para organização do estoque.
Categoria de venda: os produtos vendidos podem ser separados por categorias de venda, assim, facilita a visualização no PDV e e-commerce. Para as consultas nos relatórios os filtros de categoria de venda também facilitam no refinamento da pesquisa.
CRM de clientes: relatório para auxiliar na gestão de Relacionamento com o cliente.
Conferência de Caixa: relatório com todas as entradas e saídas que ocorreram durante o turno. A informação aparecerá somente após o fechamento do turno e caixa.
Conciliação de caixa: possibilita a confirmação dos valores apresentados no fechamento de caixa.
Custo: gastos envolvidos para compra e/ou produção dos produtos.
Ver como: custo de produto
D
Dashboard: é o relatório visual que apresenta, de maneira centralizada, informações em um nível estratégico sobre a(s) sua(s) loja(s).
Despesa Operacional: retirada de um valor do caixa planejada e pode ocorrer de forma recorrente.
DRE (Demonstração do Resultado do Exercício): relatório contábil em que apresenta as receitas e despesas.
E
Entregador: colaborador que faz as entregas de produtos. Pode ser um funcionário fixo, uma empresa de logística ou prestador de serviço a vulso sem vínculo empregatício.
F
Fator de conversão: recurso que possibilita cadastrar uma unidade de medida diferente no lançamento dos produtos.
Ficha técnica: contém informações (ingredientes e quantidades) de cada produto de venda produzido pelo seu restaurante. Recurso bastante utilizado para restaurantes que desejam controlar seus estoques.
Filtro de impressão: filtros que possibilitarão imprimir pedidos em diferentes impressoras conforme a categoria de venda.
Forma de pagamento: forma que o cliente irá pagar o pedido, ou seja, a forma que você receberá o pagamento. Na plataforma existem várias formas de pagamento para cadastrar.
Fundo de caixa: é o valor que contém no caixa antes da abertura, ou seja, o valor presente na gaveta que irá iniciar o caixa.
use também: abertura de caixa
G
Gerencial: Local onde estarão os dados gerenciais e configurações.
Use também: Retaguarda
H
I
Integração: comunicação entre duas plataformas, ou seja, comunicação entre o PDV e aplicativos de pedidos, entregas, e-commerce, pagamento online entre outros. Neste caso, os pedidos feitos em outros aplicativos cairão no PDV. É possível ter mais de uma integração por PDV.
J
K
L
Log: é comum o time de atendimento utilizar esta expressão para identificação de erros no PDV. LOG é um arquivo de dados de registro em que é possível rastrear algo que ocorreu, geralmente com detalhes do evento, data e hora.
M
Mapa de Calor: é a visão do seu mapa de entregas. Neste relatório é possível visualizar todas as entregas realizadas por região (quanto mais escura estiver a região, mais vezes você entregou naquele lugar).
Meio de Pagamento:
Use: forma de pagamento
forma que o cliente irá pagar o pedido, ou seja, a forma que você receberá o pagamento. Na plataforma existem várias formas de pagamento para cadastrar.
N
O
Operador: o profissional que registra as vendas no PDV.
P
Pagamento online: pagamento realizado diretamente na plataforma, por exemplo, no e-commerce e integrações.
Pagamento físico: pagamento realizado diretamente com o operador ou motoboy.
PDV: “Ponto de Venda” local onde as vendas serão registradas.
Use também: Frente de Caixa
PDV servidor: será neste PDV em que configurações básicas serão feitas.
Use também: PDV principal
PDV cliente: PDV que permite lançamento de pedidos, porém com algumas restrições.
Use também: PDV secundário
Produto: itens vendidos pela sua loja. Podem ser produzidos ou comercializados.
PromoCode: código promocional. Este código deve ser utilizada no e-commerce ou app.
Use também: código de desconto, cupom de desconto.
Produtos curva ABC: Relatório de vendas que traz informações sobre as vendas dos produtos como custo, quantidade, lucro entre outras.
Fornecedor: aquele que fornece algum produto ou presta algum serviço para a sua loja.
Produto de estoque ou insumo: produto que irá compor o produto de venda
Produto de venda: produto que aparecerá no seu cardápio para venda.
Q
R
Royalties: quantia paga pelas lojas franqueadas à franqueadora.
Receita Bruta: o valor total que a loja arrecadou em vendas.
S
Sangria: a retirada de um valor do caixa sem planejamento
Status: situação atual do pedido.
T
Ticket médio: o valor médio gasto nos pedidos pelos clientes.
Turno: Período definido para a realização do atendimento. Poderá ser pelo horário de funcionamento da loja ou revezamento da equipe, por exemplo, manhã, tarde ou noite.
Time de desenvolvimento: time responsável por realizar o trabalho de desenvolvimento da plataforma, ou seja, é o time que irá corrigir erros e implementar melhorias sugeridas.
U
V
Vales: benefício concedido aos funcionários como forma de adiantamento do pagamento.
Valor Sistema: valor que o sistema calculou baseado nos pagamentos recebidos pelo caixa.
Valor Apurado: valor que o operador informou no fechamento de caixa.
Valor Conciliado: será a diferença entre o campo valor do sistema e valor apurado. Neste campo, você irá informar se o valor esta correto.
Vias de impressão: documento impresso
Use também: Tipo de impressão
Via de produção: uma guia impressa somente para listar o que deve ser produzido.
Via do cliente: uma guia impressa com as informações do pedido (quantidade e valores) e cliente. Não é um documento fiscal.
Via de NFC-e: uma guia impressa com as informações do pedido (quantidade e valores) e cliente. Este é um documento fiscal.
Use também: Cupom Fiscal
Via do motoboy: uma guia impressa com as informações do pedido. Esta via tem como objetivo ser um comprovante da entrega, por isso, não contém o endereço completo. Esta impressão é feita com a via do cliente, que possui o endereço completo do cliente.
Vias de caixa: guias impressas referentes as movimentações do caixa, como retiradas, fechamento e despesas operacionais.